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terça-feira, 10 de março de 2015

Novas Práticas Pedagógicas no IFPR Câmpus Londrina

Hoje tive a oportunidade de vivenciar as experiências dos professores e estudantes no novo curso de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio implantado no Câmpus Londrina do Instituto Federal do Paraná. O Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio tem duração de 4 anos e é desenvolvido com base numa proposta pedagógica conhecida como Pedagogia por Projetos, na qual o conhecimento é construído por meio de metas preestabelecidas entre alunos e professores em perspectiva multirreferencial e transdisciplinar. O curso oferta os conhecimentos formais de nível médio, além de capacitar os estudantes como Técnicos em Biotecnologia, preparando-os para o mundo do trabalho. 

A experiência de hoje contou com os professores mediadores Fabiano, Walquiria e Flávia, que, dentro do projeto escolhido pelos estudantes, estão trabalhando com objetivos específicos de Biomas. Detectei que o nível de aprofundamento dos estudantes é maior, uma vez que, em todas as dinâmicas, é realizada uma intervenção inicial pelos mediadores, para conhecimento do 'estado da arte' do tema escolhido que ajudará no projeto; na sequencia, os estudantes visitaram diversos ambientes de pesquisa, para agregarem materiais que respondam às problemáticas originadas na intervenção. No final da dinâmica, houve a socialização do conhecimento, possibilitando que todos os conteúdos fossem trabalhados por todos os estudantes;tal prática estimula e instiga-os para novos desafios, como a capacidade de síntese, a capacidade de repassar o conhecimento, as habilidades de apresentação em público e em grupo e, o mais importante,a viabilização do processo de aprender a aprender. A equipe diretiva, pedagógica e de professores buscam estratégias de rompimento com a pedagogia castradora tradicional, e, com isso, sincronizam suas práticas às dinâmicas do cotidiano, gerando autonomia e responsabilidade aos nossos estudantes. 

Mais informações estão disponíveis no site do IFPR




Ainda na prática, foi mostrado um pequeno vídeo sobre os biomas, que pode ser acessado abaixo: 





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ricardotows

Pós-Doutorando pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (PGE-UEM); Pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e do Observatório das Metrópoles (UFRJ e UEM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Consultor da UNESCO/MEC; Conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT) de Maringá (PR) e Delegado da Assembléia de Planejamento e Gestão Territorial 5 (APGT-5) de Maringá (PR).
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